segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cher


Biografia de Cher:


Cher nasceu as 7h25 do dia 20 de maio de 1946, na cidade de El Centro, localizada no sul da Califórnia. Sua mãe, Georgia Holt (ou Jackie Jean Crouch, como fora batizada ao nascer), era uma aspirante a atriz e modelo de ascendência inglesa, alemã e cherokee, nascida no interior do Arkansas em 20 de junho de 1927.
Os pais de Cher se divorciaram ainda durante a sua
infância. Por conta disso, sua mãe passou a sustentá-la sozinha. Pouco tempo depois, Georgia se casou com Gilbert LaPierre, um banqueiro que adotou Cher e lhe deu o seu sobrenome.
Durante a sua
adolescência, seus pais passaram por graves problemas financeiros, e, em função destes, Cher chegou a assistir aulas lecionadas pela própria mãe. Mais tarde, aos 16 anos, abandonou a escola devido à dislexia, doença que só fora diagnosticada 14 anos depois. Por algum tempo, Cher manteve um relacionamento com o ator Warren Beatty.


Por volta de 1962, aos 16 anos, Cher conheceu Sonny Bono (Salvatore Phillip Bono), em uma noite no Aldo's Coffee Shop, uma cafeteria ao lado de uma estação de rádio de Los Angeles. Sonny trabalhava compondo canções para o produtor Phil Spector (o maior sucesso de Phil composto por ele foi "Needles And Pins"). Por intermédio de Sonny, Cher gravou, em 1963, a canção "Ringo, I Love You", lançada sob o pseudônimo de "Bonnie Jo Manson" e produzida por Phil. Sua segunda gravação solo foi "Dream Baby", escrita e produzida por Sonny Bono. Embora Sonny fosse casado com Donna Rankin, com quem teve uma filha, o interesse em Cher cresceu até que ele finalmente terminasse seu casamento.
Após o
divórcio, Sonny e Cher casaram e posteriormente formaram a dupla "Caesar & Cleo", uma alusão à Júlio César, antigo imperador romano, e Cleópatra, uma rainha egípcia. No final de 1964, foram lançados os singles "Do You Wanna Dance", "Love Is Strange" e "The Letter" (este contava com a b-side "Baby Don't Go"), porém a repercussão foi quase nula.


Apesar do fraco desempenho sob o nome de "Caesar & Cleo", Sonny e Cher assinaram com a Atlantic Records e adotaram finalmente o nome de "Sonny & Cher". O contrato com agravado raresultou no lançamento do álbum "Look At Us", gravado e distribuído durante o verão de 1965. Com "I Got You Babe", o primeiro compacto do álbum, Sonny e Cher atingiram o número um do hot 100 da Billboard, em agosto de 1965. A re-lançada "Baby Don't Go" chegou à oitava posição. Cher tinha 19 anos, Sonny 30.
Sonny e Cher emplacaram outras canções de sucesso relativo nos
charts americanos entre 1965 e 1966, como "Just You" (1965), "But You're Mine" (1965), "What Now My Love" (1966) e "Little Man" (1966). Em 1967, a dupla retornou ao top 10 com a canção "The Beat Goes On", que chegou à sexta posição. Entre 1965 e 1972, Sonny e Cher emplacaram 11 canções no top 40 da Billboard, incluindo 6 delas no top 10.
A dupla se tornou uma febre mundial, uma vez que suas participações em
programas de TV e apresentações em outros países tornaram-se cada vez mais freqüentes. Após uma aparição no programa "The Ed Sullivan Show", em que o apresentador Ed Sullivan havia pronunciado o nome de Cher como "Chur", a cantora passou a assinar o seu nome com um acento agudo: Chér. O casal fez inúmeras participações na televisão durante a década de 1960, incluindo programas como "Top of the Pops", "American Handstand" e "Hollywood a Go-Go".
Embora no início Cher parecesse tímida e constrangida, logo roubou a cena e passou a ser uma das
celebridades mais polêmicas da década de 1960. Suas roupas exóticas e sensuais - um choque para a sociedade conservadora da época - fizeram da cantora um grande ícone da
moda dos anos 1960. Cher chegou a incorporar o movimento "hippie", popularizando modelos como a calça boca-de-sino e a minissaia.
Ainda em
1965, Cher lançou o primeiro álbum solo da carreira: "All I Really Want To Do", que chegou à décima sexta posição no top 200 da Billboard e obteve certificado de ouro nos Estados Unidos. O álbum continha um cover da música "All I Really Want To Do", de Bob Dylan, que atingiu a décima quinta posição.
Em
1966, Cher lançou o álbum The Sonny Side Of Cher, o primeiro pela gravadora Imperial Records. A melhor posição do álbum nos charts americanos foi a de número 26; no Reino Unido, o álbum chegou à décima primeira posição. "Where Do You Go", o primeiro compacto do álbum, atingiu a vigésima quinta posição, enquanto "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" chegou à segunda posição. Ambas as canções foram escritas e produzidas por Sonny. Nos Estados Unidos, a última foi o hit de maior sucesso de Cher durante a década de
1960, sendo regravada por artistas como Frank Sinatra, Nancy Sinatra, Cliff Richard e Petula Clark. Também em 1966, foi lançado outro álbum de Cher, auto-intitulado; o álbum não foi tão bem-sucedido como seus dois anteriores. No entanto, trouxe o hit "Sunny", que fez sucesso relativo na Europa.


Em uma tentativa mal-sucedida de estender o sucesso da dupla ao cinema, Sonny Bono idealizou e filmou, em 1967, o filme "Good Times". Apesar dos esforços do diretor William Friedkin, o trabalho passou despercebido pelo público e pela crítica. Cher continuou a se estabelecer como artista solo, lançando, em 1967 e 1968, os álbuns With Love, Cher e Backstage; ambos fracassaram.
Em
1968, a carreira da dupla havia estagnado. As vendas de álbuns caíram vertiginosamente, e o som livre de sexo e drogas que o casal fazia estava cada vez menos popular. Em meio a uma revolução no cenário musical americano, Sonny & Cher perderam espaço para o rock psicodélico, estilo bastante difundido na cultura hippie.


Em 1969, Sonny e Cher fizeram um programa semanal de comédia juntos chamado "The Sonny and Cher Comedy Hour". Cher teve sua primeira filha com Sonny, Chastity Sun Bono.
Na mesma época, junto a Sonny Bono tentou se lançar como atriz no filme "Chastity", que foi um fracasso e a fez enfocar mais esforços da música, o que rendeu "Gypsies, Tramps & Thieves", "Half-Breed" e "Dark Lady" e três lideranças nas paradas da Billboard entre 1971 e 1974. A música "Take Me Home" foi a volta por cima depois de um período conturbado no qual Cher estorou como apresentadora de TV no programa "The Cher Show". Fracassou na música com os álbuns "Stars", "I'd Rather Believe In You" e "Cherished", divorciou-se de Sonny, por problemas pessoais entre eles e dois dias depois casou-se com o roqueiro Gregg Allman da banda "The Allman Brothers Band". Gregg e Cher gravaram um disco chamado "Allman and Woman - Two the Hard Way", que também foi um fracasso, em meados de 1978.


Mas uma volta por cima maior ainda aguardava por Cher. Após uma falida tentativa de ter uma banda de "Hard Core" (na época batizada de Black Rose, que nem teve muita atenção da mídia), em 1983, sob contatos pessoais de sua mãe (que também é atriz) com diretores famosos, Cher foi escalada para filmar e atuar na Broadway no filme "James Dean: O Mito Sobrevive". Depois do bom desempenho, foi chamada para fazer "Silkwood - O Retrato de uma Coragem", ao lado de Meryl Streep e Kurt Russel, que rendeu sua primeira indicação ao Oscar como melhor atriz coadjuvante em 1984. Depois fez o excelente e comovente "Marcas do Destino", ao lado de Sam Elliot. Cher brigou com o diretor do filme Peter Bogdanovich, por confundi-la com sua personagem e tratá-la como tal, mas Cher soube lidar com isso, assim como fez com outras coisas que muitas vezes pareciam obstáculos gigantes em seu caminho.
As
canções "I Found Someone" (do comercial do Hollywood) e "We All Sleep Alone" (em parceria de muito sucesso com Jon Bon Jovi e Richie Sambora) marcaram a retomada de sucessos musicais para Cher, quando em 1987 lançou o álbum "Cher" e chegou aos primeiros lugares das paradas internacionais agora à'lá Metal-Mama. Outras canções como: "If I Could Turn Back Time" (o primeiro clipe censurado pela MTV), "Just Like Jesse James", "The Shoop Shoop Song" (do filme Minha Mãe É Uma Sereia), "Save Up All Your Tears" e sua versão 2ª de "Love Hurts" (da trilha da novela Vamp) são clássicos da fase musical em que Cher estava passando.
O auge veio em 1987, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Feitiço da Lua como Loretta, uma descendente de italianos que, prestes a se casar, apaixona-se pelo cunhado (Nicholas Cage). Além desse prêmio, foi aplaudida pela bela atuação em Sob Suspeita e As Bruxas De Eastwick. Em meio a isso tudo, mais tumultos... A vida pessoal de Cher era alvo fácil e seu então namorado, Rob Camilleti, 20 anos mais novo, rendeu muita matérias para os jornalistas dos tablóides norte-americanos. Certa vez, tentando se esquivar de paparazzis em frente sua cara, acabou agredindo um - o que o levou para o tribunal (e serviu de cena para o clipe "Heart Of Stone", de 1989).


Em 1991, Cher teve uma crise de stress e teve que se afastar dos palcos em meio à sua turnê "Love Hurts" (1991-1992). Contudo, assim que retomou as atividades, mostrou que não perdera o brilho conquistado com o Oscar e o sucesso de seu mais novo filme "Minha Mãe É Uma Sereia", seguido de sua participação em "O Jogador", de Robert Altman. Num ataque de boa vontade, Cher se ofereceu para fazer o comercial de um produto para cabelos de um então amigo dela. O que resultou num imenso desastre para a sua carreira...
O que a trouxe de volta com força total (mais uma vez) foi o lançamento de seu maior hit "Believe", que a levou ao topo em todos os países da Europa, EUA, Oceania e no Brasil, fazendo dela a mulher mais velha a ter um hit #1 nas paradas norte-americanas e entrar para o
Guiness Book, além de bater recordes de vendagens por todo o mundo, como desbancar Whitney Houston e o tema do Guarda Costas "I Will Always Love You" (1992) passando da casa dos sete milhões de cópias vendidas na Inglaterra. Recebeu seu primeiro e único Grammy Award pela Melhor Gravação Dance de 1999. Como se não bastasse, isso tudo em meio ao trauma da morte de Sonny Bono no dia 9 de janeiro de 1998 num acidente de esqui.
Depois da turnê "Do You Believe?", Cher gravou o álbum "not.com.mercial" que por ser negado pela Warner Bros que alegou que não era um estilo que venderia foi vendido apenas pela internet com o novo nome, peculiar ao caso: "Not.com.mercial", resultado:
o álbum se tornou o mais vendido da história da internet.


O seu mais recente álbum em estúdio foi lançado no final de 2001, "Living Proof" que rendeu sucessos como "The Music's No Good Without You", "(This Is) A Song For The Lonely" (música que virou o símbolo dos EUA após o ato terrorista do dia 11 de setembro de 2001), "A Different Kind Of Love Song", "Love One Another" e outros.
Em 30 de abril de 2005 Cher se despediu dos palcos com o último show da interminável turnê "Farewell Tour", contabilizando 5.880.726 fãs e mais de 192 milhões de
dólares em mais de 273 espetáculos, se tornando a turnê mundial mais lucrativa feita por uma cantora. Em 2007 Cher foi capa da revista Japonesa "Chromme Hearts Magazine" e falou pela primeira vez sobre seu próximo álbum, Cher diz se tratar de uma nova reinvenção de sua carreira, o álbum será rock e algumas músicas terão uma pitada de country. A previsão de lançamento é entre o fim de 2007 e meados de 2008.


Cher como cantora ,Ganhadora do AMA, do Grammy, do Billboard Awards, e de dezenas de prêmios. Como atriz, Ganhadora do Cannes, do Globo de Ouro e do Oscar, já gravou mais de 15 filmes e dirigiu 1. Como apresentadora Cher foi uma das maiores apresentadoras dos Estados Unidos nos anos 60 e 70, com os programas: The Sonny & Cher Show, The Cher Show, The Sonny & Cher Comedy Hour. Foi vencedor do Emmy de melhor musical humoristico com "The Sonny & Cher Comedy Hour" em 1970. Como diretora Cher dirigiu o filme "O preço de uma escolha" em 1997, sucesso de critica e público, foi convidada de honra do Globo de Ouro daquele ano.


Como produtora Cher produz pessoalmente suas turnês, com o auxilio da amiga e dançarina Doriana Sanchez, além disso já produziu séries e mini séries nos anos 70, 80 e 90.


Como mãe: um filho: Elijah Blue Allman (com Gregg Allman). E uma filha, com Sonny Bono, Chastity Sun Bono.


Como compositora: Cher escreveu quase todas as músicas do álbum "Not.com.mercial" de 2000 (foram escritas em 1994, durante o período em que Cher saiu dos palcos, para retornar com o disco "It's a Man's World). As únicas músicas que foram escritas por outros artistas foram Kurt's blues (The fall) e Born with the hunger.


Enfim...alguém aí duvida que esta mulher tem talento?


RESUMO:



Um dos maiores ícones da música Pop, Cher adquiriu, em mais de 20 anos de carreira, ‘status’ de diva e musa de várias gerações da música.Nasceu na Califórnia (EUA), no dia 20 de maio de 1946. Depois de uma infância pobre e com problemas no relacionamento com os pais, a vida da cantora deu uma guinada na adolescência. Aos 16 anos, conheceu o produtor musical Sonny Bono e após alguns meses se casaram. Mas Cher e Sonny logo se separaram e ela resolveu seguir sua carreira sozinha. Em novembro 1971, lançou o álbum “Gypsys, Tramps & Thives”, cuja faixa título chegou ao 1° lugar nas paradas norte-americanas e britânicas. “Half Breed” e “Dark Lady” foram alguns de seus grandes sucessos dos anos 70 que até hoje são reconhecidos mundialmente. Em 1981 foi a para Nova Iorque para começar uma carreira de atriz. A iniciativa deu certo. Em 1987, ganhou o Oscar de melhor atriz no papel de Loretta em “Moonstruck” (O Feitiço da Lua).Depois de ter feito vários filmes, Cher volta a sua carreira de cantora lançando o seu 1º álbum desde 1980. Em 86 é lançado então o álbum “Cher” que teve os sucessos “We All Sleep Alone” e “I Found Someone”. Em 1998 é lançado o álbum “Believe” do qual Cher ganhou o seu 1º Grammy em 35 anos de carreira, e a própria música ficou em 1º em mais de 25 países. O álbum ainda garantiu à cantora o convite para participar do evento “Divas Live 99”.Depois de muito sucesso, ela fica parada por 2 anos e voltou só em 2002 com o disco “Living Proof”, encabeçado pela música “The Music's No Good Without You”. Depois disso, Cher anunciou que se aposentaria dos palcos e anuncia sua turnê de despedida. Só que os shows foram tão bem recebidos, que a cantora até hoje realiza shows por todo mundo com a chamada “Farewell Tour”, que acabou até mesmo sendo lançada em disco ao vivo.
A excursão continuará por 2005 e, em Março de 2006, quando completa 60 anos de idade, a cantora teve uma idéia no mínimo ousada: Posar nua para uma revista masculina. É esperar pra ver, e torcer para que a turnê de despedida continue ainda por muito tempo.
O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário