terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Charlie Brown Jr.




Biografia Charlie Brown Jr

O vocalista do Charlie Brown Jr., Alexandre Chorão, costuma dizer que a banda não é seu emprego, mas sim sua vida. Esta afirmação traduz a intensidade do envolvimento e da dedicação que os integrantes do Charlie Brown Jr. direcionam à música, aos shows e ao público.

Passar por uma metamorfose sem perder a identidade foi o desafio vencido pela banda Charlie Brown Jr.. No início de 2005, Chorão, o skatista que um dia subiu num palco por diversão para depois se tornar um vocalista criativo e empreendedor, foi pego de surpresa com a notícia de que os outros três integrantes estavam deixando a banda Charlie Brown Jr., na qual tocavam juntos há muitos anos e gravaram sete discos. Depois do choque inicial, Chorão resolveu seguir em frente, tomando a decisão de chamar outros músicos com afinidade, técnica e vontade de encarar com humildade e respeito milhares de fãs, e começou a se articular para compor novas músicas para a futura gravação de um CD.

O novo núcleo surgiu em Santos, cidade que o Charlie Brown Jr. canta nos palcos de todo o mundo. Thiago Castanho - que gravou os primeiros três discos do Charlie Brown Jr - agora estava de volta para reafirmar sua parceria com Chorão. Heitor Gomes foi escolhido para assumir o baixo e André Pingüim conquistou a bateria.
Depois dos ensaios com o repertório antigo e depois de alguns shows em vários locais do país, Chorão, Thiago, Heitor e Pingüim fortaleceram os vínculos e encontraram a sintonia necessária para criar novas músicas.

O CD Imunidade Musical, cujos detalhes de gravação e a vibe elevada dos integrantes da banda podem ser vistos no DVD Skate Vibration, começou a surgir no estúdio Digital Grooves, do guitarrista Thiago Castanho, em Santos. No DVD, além de uma apresentação ao vivo, estão os clipes que misturam imagens da banda Charlie Brown Jr. nos shows realizados em 2005, nas viagens e durante as gravações de seu oitavo CD.

Imunidade Musical, no qual a sonoridade do Charlie Brown Jr. foi restabelecida através de surpreendentes 23 músicas, se tornou um CD emblemático na trajetória da banda, que toca para um público de milhares de pessoas a cada show, lotando os espaços por onde passa.

Outra conquista do CBJR foi o lançamento do site oficial www.charliebrownjunior.com.br (que nos três meses iniciais teve mais de 20 milhões de acessos), tornando-se o canal de comunicação direto entre a banda e o público, com atualização freqüente, imagens e informações de todos os shows que vêm sendo realizados pelo Charlie Brown Jr.

Em janeiro de 2006, a banda deu início à temporada de shows que percorrerá o Brasil e o exterior apresentando a energia e a vibração que, através da música, do skate e do graffiti, caracterizam os espetáculos do Charlie Brown Jr.

De uma coisa os integrantes do Charlie Brown Jr. não podem ser acusados: falsa ideologia. A banda, que ficou famosa por cantar sobre praia e skate, realmente vive, ou viveu isso na pele.

Nascida em Santos, litoral paulista, o grupo teve início com algumas casualidades. O líder Chorão, por exemplo, skatista convicto, começou na carreira musical após substituir de forma bem sucedida, durante uma música, o vocalista de um outro grupo que tocava num bar e que precisou às pressas ir ao banheiro, entregando o microfone nas mãos dele.

Logo depois conheceu o baixista Champignon e o baterista Pelado e os guitarristas Marcão e Thiago. Resolveu juntar todos eles, formando assim o Charlie Brown Jr. O nome veio para homenagear um carrinho que vendia lanches na praia, batizado com esse nome, e que foi literalmente atropelado por Chorão.

Por volta de 1993, começaram a ensaiar, compor e a se apresentar em diversos bares e eventos de skate nas cidades de Santos e São Paulo, mas o som era muito pesado e não agradava muita gente. Decidiram então cantar em português, misturar outros estilos ao som e mostrar mais a verdadeira cara da banda.

Algum tempo depois, em 1997, conheceram o produtor Rick Bonadio, que produziu a estréia oficial “Transpiração Contínua e Prolongada”. O disco fez um enorme sucesso nas rádios e na MTV, onde o Charlie Brown Jr. foi indicado como Banda Revelação em 1998. Os grandes ‘hits’ foram “O Coro Vai Come” e “Proibida pra Mim”.

“Preço Curto Prazo Longo”, o segundo trabalho, não obteve tanta repercussão quanto o ‘debut’, mas estabilizou o grupo de vez na cena musical brasileira com faixas como “Confisco”, “Zóio d´lula” e “Te Levar”. Em 2000, o Charlie Brown Jr. voltou às paradas com força total. O álbum “Nadando com os Tubarões” emplacou “Rubão”, que ganhou um produzido vídeo clipe e a banda levou o prêmio de Escolha da Audiência do MTV Video Music Awards.

O guitarrista Thiago decidiu deixar a banda e não foi substituído. Como quarteto, lançaram “100% Charlie Brown Jr. - Abalando a Sua Fábrica”, um trabalho sem grandes resultados e que teve como destaque a faixa “Hoje Eu Acordei Feliz”. O trabalho seguinte, “Bocas Ordinárias”, no entanto, levou o Charlie Brown Jr. novamente ao topo das paradas com “Papo Reto”, com um divertido clipe e “Só por uma Noite”.

Em 2003 a banda colocou nas lojas um lançamento inesperado: um acústico, produzido pela MTV. O trabalho foi muito bem aceito pelos fãs e contou com diversas participações especiais como as de Marcelo Nova e Marcelo D2.

Após grande sucesso com o acústico, “Tâmo aí na Atividade” foi lançado em 2004, sendo o último disco da formação original da banda, já que em 2005, por motivos de divergências musicais, os integrantes Champignon, Marcão e Pelado se desligaram da banda e deram lugar a Heitor Vilela Gomes (baixo), Pinguim (bateria e beat-box) e Thiago Castanho (guitarra - que retorna a banda).

Com a nova formação, ainda em 2005 saiu “Imunidade Musical”, oitavo álbum da banda, produzido por Rick Bonadio e com participação de Rappin Hood, além do DVD “Skate Vibration”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário