quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Celine Dion


Biografia Celine Dion

Céline Marie Claudette Dion (Charlemagne, 30 de Março de 1968) é uma cantora e empresária canadense.
Tornou-se um enorme sucesso em sua cidade natal ainda criança com 11 anos de idade. Seu empresário (e futuro marido), René Angelil, hipotecou a sua única casa para poder financiar em seu primeiro álbum em 1981. Tornou-se reconhecida na Ásia e na Europa após ganhar os concursos Yamaha Japão(1982) e Eurovision (1988). Ao longo do tempo se tornou a maior recordista de vendas de álbuns da história da música. Intitulada por muitos "a maior cantora do mundo" e "rainha da indústria fonográfica mundial".
A música de Céline Dion foi influenciada por vários géneros: do pop ao rock, do jazz ao clássico e o gospel. A cantora é admirada pelas suas enormes habilidades vocais, possuindo 3,0 oitavas de tessitura e sendo capaz de alcançar nos agudos notas na 4ª,5ª e 6ª oitava em apresentações ao vivo , como em 2008 na música "It's a Man's World" ( melisma G#4 - G4 -A4) , durante sua Turnê Mundial. Céline lançou vários álbuns notáveis com vendagens jamais vistas, tornando-se a cantora recordista de vendas da história da música, com mais de 300 milhões de álbuns e singles vendidos, além de ter sido reconhecida com vários Grammys, Oscars, World Music Awards, American Music Awards, Globos de Ouro, antes de anunciar que iria parar de cantar por tempo indeterminado em 1999, para se dedicar à maternidade, e cuidar do seu marido doente com câncer na laringe. Em 2002, Céline regressou ao estrelato musical, e em 2004, recebeu o prémio especial do World Music Awards reconhecendo Céline Dion, como a maior cantora e maior recordista de vendas de toda história da música mundial. Atualmente, Dion se encontra em Tour Mundial, intitulada de Taking Chances World Tour , uma mega turnê mundial por mais de 130 cidades. Céline Dion canta seus maiores sucessos e novas canções de seu novo álbum Taking Chances em meio de vários Telões, elevadores, dançarinos e efeitos especiais. Taking Chances World Tour teve início em fevereiro de 2008 e irá até março de 2009. Países como África do Sul, Malásia, Emirados Árabes, Japão, China, Austrália, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Áustria, Polônia, Coréia do Norte, Canadá, Estados Unidos e Itália são alguns dos países que a grande World Tour já passou.
Céline, a mais nova de quatorze ou catorze filhos de Adhemar e Thérèse Dion (que deu a Céline este nome em homenagem a uma canção que escutou enquanto estava grávida), cresceu numa casa pobre, mas segundo ela, feliz, na pequena localidade de Charlemagne. Dion começou a apreciar música quando cantou com suas irmãs mais velhas aos cinco anos de idade num pequeno bar pertencente a seus parentes. Numa entrevista de 1992 com a revista People, ela disse: "Eu sentia falta da minha família e do meu lar, mas não me arrependo de ter perdido a minha adolescência. Eu tinha apenas um sonho: ser uma cantora com reconhecimento mundial". Alguns anos mais tarde, a cantora teve seu talento reconhecido, e é hoje a maior cantora do mundo.
Com doze anos de idade, Céline colaborou com sua mãe e um de seus irmãos na composição da canção "Ce n'était qu'un rêve" (português: Foi apenas um sonho). O seu irmão Michael enviou a canção para o empresário René Angélil, cujo nome ele descobriu no verso de um álbum de Ginette Reno. Angélil soube imediatamente que Céline se tornaria uma estrela internacional, e decidiu hipotecar sua pópria casa para poder conseguir fundos para o primeiro álbum dela. Em 1981, eles lançaram La Voix Du Bon Dieu (português: A voz do bom Deus), que se tornou o mais vendido no mercado local e transformou Céline numa estrela instantânea no Quebec. O seu reconhecimento logo iria se espalhar para outras áreas do mundo, já que em 1982 ela concorreu no Concurso Yamaha de Canção em Tóquio, Japão e ganhou a medalha de ouro e o Prémio dos Músicos como a "Melhor Actuação". Em 1987, os compositores suíços Atilla Şereftuğ e Nella Martinetti aproximaram-se de Céline e pediram-lhe para que ela representasse a Suíça no Festival Eurovisão da Canção 1988. Céline ganhou o concurso em Dublin, na Irlanda, recebendo um grande reconhecimento em sua carreira na Europa, Ásia e Austrália, se bem que a canção com que ela venceu (Ne partez sans moi) não tenha sido um sucesso.
No fim da década de 1980, Céline estabeleceu-se como uma das maiores cantoras da história do Canadá, ganhando vários prémios Felix e aparecendo constantemente na televisão local. Foi nessa época que Céline se tornou na primeira artista canadiana a receber um Disco de Ouro na França. Com dezoito anos, após ver uma performance de Michael Jackson na televisão, ela disse ao René que ela queria ser uma estrela internacional como ele. Apesar de não duvidar dos talentos dela, Angélil percebeu que para fazer sucesso no mercado mundial, a sua imagem precisava ser mudada. Ele mandou-a para um curso de inglês para melhorar as habilidades dela naquela língua. A Céline empenhou-se nos estudos e aprendeu o que precisava (no curso intensivo) em pouco mais de três meses.

Reconhecimento mundial

Um ano depois de ter aprendido a falar inglês, Céline fez uma muito bem sucedida entrada no mercado estaduinidense e britânico. Ela trabalhou com músicos estabelecidos como David Foster e Vito Luprano. O álbum Unison foi fortemente influenciado pelo soft rock dos anos 1980 e servia propriamente para ser executado nas rádios de música mais adulta; esse estilo permaneceria em vários álbuns futuros. Aclamado pela crítica quando lançado, o álbum teve excelentes vendas nos países anglófonos. O single "Where Does My Heart Beat Now" foi #4 no Hot 100 e #2 no Hot Adult Contemporary Tracks da Revista Billboard nos Estados Unidos. O álbum vendeu cinco milhões de cópias e foi o início de Céline como uma grande estrela musical em ascensão em vários lugares do mundo.
Em 1991, é lançado "Dion chante Plamondon", em que Céline canta clássicos do famoso compositor de língua francesa Luc Plamondon, conseguindo vários hits em França, como "L'Amour existe Encore" e "Ziggy" (clássico da música francesa).
Quando Céline se juntou em dueto com Peabo Bryson para gravar a canção Beauty and the Beast do filme da Disney, A bela e a fera, acabou por se tornar numa grande estrela. O single não só entrou no topo da lista dos mais vendidos da Billboard, como também ganhou o Óscar de "Melhor Canção Original" e o Grammy de "Dueto do Ano". Beauty and the Beast foi lançado como single do segundo álbum de língua inglesa da cantora, o Céline Dion, que se tornou um sucesso instantâneo de vendas do ano de 1992, trazendo grandes hits além de Beauty and The Beast: If You Asked Me To (top nas rádios norte-americanas), Love Can Move Mountains, Nothing broken but my Heart e Water from the Moon.
No fim do ano de 1992, as aparições de Céline na televisão e os seus dois bem sucedidos álbuns, transformaram-na numa das maiores estrelas do ano nos Estados Unidos e do Reino Unido. Ela conseguiu o que havia pensado: cantar para todos, entrar no mercado musical norte-americano e estabelecer grande fama nele.
Naquele momento, um certo segredo da vida pessoal de Céline era escondido, já que ela se encontrava apaixonada pelo seu agente, Rene Angélil. O relacionamento foi mantido em segredo do público, já que René é 26 anos mais velho e a cantora temia que seus fãs pudessem ser contra o casal, porém, quando o relacionamento dos dois foi descoberto, os seus fãs acolheram muito bem os dois.
No fim do ano de 1993, é lançado o álbum The Colour of my Love, considerado pelos críticos um dos mais belos trabalhos da década de 90, em que Céline, declara seu amor até então escondido pelo seu empresário, no interior da capa do álbum. Nessa altura, tornara-se numa das maiores cantoras da década, The Colour of my Love vendeu mais de vinte milhões de cópias e nele se encontra grandes sucessos, como o cover de Jennifer Rush, número 1 na Billboard "The Power of Love" e "Think Twice" (número 1 no Reino Unido). Céline ganhou diversos prémios durante esse ano, como American Music Awards, World Music Awards, várias nomeações para Grammys, e a nomeação para um Oscar com When I Fall in Love (tema do filme Sintonia de Amor), e ainda nesse mesmo disco Céline Dion provou ter uma capacidade vocal extraordinária, sendo considerada uma das mais poderosas vozes do planeta.
Em 1995, Céline dedicou-se aos seus fãs de língua francesa, lançando D'eux/The French álbum, que se tornou no álbum mais vendido de toda história da música francesa[carece de fontes?], Céline conseguiu um feito inédito, ficar no topo das rádios de língua inglesa com uma música em francês.
Em 1996, Céline é convidada a cantar o tema dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, em Atlanta, "The Power of the Dream".

A diva

Lançado em meio ao seu auge, o álbum Falling into You, que inclui vários mega-hits mundiais como: Because You Loved Me (número 1 na Billboard, It's all Coming Back to me Now, All by Myself... ; Falling into You, vendeu 40 milhões de cópias. Considerado um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, ganhou vários prémios Grammys, American Music Awards, World Music Awards, Globo de Ouro e até mesmo a nomeação para o Óscar de melhor canção original (Because you Loved Me, tema do filme Íntimo e Pessoal).
Em 1997, Céline é convidada para cantar o tema do filme Titanic "My Heart Will Go On" (número 1° na Billboard, que ganhou um Oscar em 1997. My Heart Will Go On tornou-se a música mais tocada da história nas estações de rádios mundialmente, sendo a décima quarta canção mais famosa da história da música e a música mais famosa cantada por uma mulher. No álbum que contem a canção-tema de Titanic, também se encontra outras pérolas como os duetos com Barbra Streisand(Tell Him) e Luciano Pavarotti (I Hate you then I Love you). Vários outros sucessos foram atingidos em 1998 como Immortality, The Reason, To Love you More que fizeram o álbum vender mais de 40 milhões de cópias e colecionar vários Grammys, American Music Awards, World Music Awards, Globos de Ouro e muitos outros prémios.
A partir de 1996, Céline só se apresenta em grandes estádios com uma média de 40 a 150 mil pessoas como público. No mesmo ano, é lançado o álbum françês "S'il Suffisait D'aimer", de grande sucesso de crítica e de vendas, mantendo Céline Dion a maior estrela de língua francesa. No fim de 1998, Céline gravou o seu álbum natalino "These are Special Times", cheio de belas composições inéditas e clássicos; contendo "The Prayer" (dueto com Andrea Bocelli), indicada ao Oscar e vencedora do Globo de Ouro, e I'm Your Angel (dueto com R. Kelly), número 1 na Billboard. These are Special Times é o álbum natalino mais vendido de todos os tempos.

Pausa na carreira

Em 1999, foi diagnosticado seu marido René Angelil cancro da laringe e a diva toma a difícil decisão de parar por um tempo indeterminado a sua carreira para cuidar do seu marido e também ter seu primeiro filho. Nesse espaço de tempo é lançada uma pequena coletânea dos seus maiores sucessos em Inglês, All The Way ... A Decade Of Song que inclui o mega-sucesso That's The Way It Is e o tema do filme O Homem Bicentenário "Then You Look At Me". Em 2000, Céline engravida e todos meios de comunicação querem as suas fotografias, chegando a oferecer uma bagatela de 500 mil dólares por uma única foto, porém, a estrela recusou e preferiu sua privacidade na sua mansão na Flórida e no seu castelo no Canadá.
Em Setembro de 2001, a artista é convidada para cantar "God Bless America" no espetáculo de beneficência em homenagem às vítimas do ataque terrorista do World Trade Center. Céline foi a última a atuar em conjunto com um coral, fechando a homenagem.


O regresso à cena mundial

Em 2002, Céline volta aos palcos em grande estilo com o álbum A New Day Has Come dedicado ao nascimento de seu primeiro filho René Charles. A New Day Has Come estreou como número 1 na Billboard e em mais de 27 países . Em Março de 2003 , estreia em Las Vegas, o espectáculo A New Day..., onde uma réplica do coliseu de roma foi construída especialmente para Dion cantar as suas canções em conjunto com dezenas de dançarinos, vários efeitos especiais e o maior telão de alta definição do planeta. O multimilionário espetáculo, que fez Céline lucrar apenas em contrato mais de $ 300 milhões de dólares, ficou em cartaz por 5 anos , até 15 de Dezembro de 2007, devido ao enorme sucesso junto ao público. A New Day... foi visto por mais de 7 milhões de pessoas. Céline Dion encerrou suas apresentações com o concerto A New Day em 15 de dezembro de 2007 , fechando suas portas com mais de $ 850 milhões de dólares de lucro apenas de ingressos .
Ainda em 2003, é lançado o álbum "One Heart" que inclui 3 grandes sucessos, "I Drove All Night", "One Heart" e "Have you Ever Been in Love". "I Drove All Night" torna-se no tema das propagandas da Chrysler, e Céline como figura principal da promoção da famosa fábrica de automóveis, lucrando com um contrato de 80 milhões de dólares. No final de 2003 foi lançado o álbum em francês "1 Fille & 4 Types", que inclui canções dos maiores compositores da língua francesa, tornando-se num grande sucesso comercial. Em 2004, em parceria com a famosa fotógrafa Anne Geddes, a cantora lança um trabalho em homenagem aos recém nascidos, com o título de "Miracle - A celebração de uma nova vida", no qual contém um livro com 180 fotos, um cd com canções interpretadas por Céline e um DVD com todo making of. Este álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo. Em 2005 é lançado o álbum "On ne change pas", (álbum duplo) com os grandes sucessos em françês de Céline Dion, com destaque para uma canção inédita, "Je Ne Vous Oublie Pas" (canção de agradecimento aos seus fãs), por todos estes anos de sucesso.
Céline Dion é a cantora que mais vendeu discos mundialmente (de acordo com a sua gravadora, mais de 250 milhões).
Em Maio de 2007, Céline Dion lançou um novo CD em francês com título "D'elles". Este álbum inclui o número 1 em França conquistado pela canção "Et s'il n'en restait qu'une".
No dia 11 de Novembro de 2007, Céline Dion lançou o seu novo e aguardado álbum em inglês: "Taking Chances", que já vendeu mais de 7,5 milhões de cópias em todo o mundo até ao fim do mês de Fevereiro de 2008.
No dia 12 de Dezembro de 2007, o aguardado DVD "A New Day... Live In Las Vegas" foi lançado mundialmente. Está a ser um mega sucesso por todo o mundo, tendo vendido mais de 7 milhões de cópias em todo planeta, sendo 1,5 milhão de cópias apenas na primeira semana. Sendo o DVD Musical mais vendido no ano de 2008 , em todo mundo .
Dia 14 de Fevereiro de 2008, Céline Dion começou a sua digressão mundial "Taking Chances" na África do Sul. Com um espetáculo em comemoração ao aniversário de Nelson Mandela. A Taking Chances World Tour , irá passar por mais de 29 países , e mais de 150 apresentações . Tendo encerramento em Março de 2009 .
No dia 24 de Outubro de 2008 Celine Dion, lança sua terceira coletânia em inglês: My Love: Essential Collection que não foi lançado no Japão, porque Sony Music Entertainment Japan já emitiu um álbum Greatest Hits lá, chamado Complete Best.
O álbum foi um sucesso em todo mundo onde atingiu o Top 10 em 25 países e já chegou a número 1 em 9 países , sendo a coletânea mais vendida dos últimos anos no mundo .
My Love: Essential Collection foi certificado de platina no Reino Unido, com vendas de 500.000, e ouro, na Bélgica, Nova Zelândia e da Hungria. Até o momento, ele já vendeu mais de 2.100.000 cópias em todo o mundo.
Atualmente, Celine está envolvida na sua grande World Tour Taking Chances que já faturou $ 280 milhões de dólares apenas em ingressos , em menos de 1 ano .
Céline Dion é a mulher mais rica da música , com uma fortuna estimada em 2,5 Bilhões de dólares. Além de ser considerada a maior cantora popular de todos os tempos, Celine também possui várias empresas de sucesso comercial e grandes marcas de óculos , sapatos , bolsas e perfumes . Apenas os Perfumes da marca Céline Dion , já lucraram mais de $ 650 milhões de dólares em poucos anos de mercado . Além de uma Rede de Restaurantes espalhadas por todo Canadá e Estados Unidos , uma Gravadora e uma Produtora.





*RESUMO:




Celine Dion já vendeu nada menos do que 160 milhões de discos no mundo todo. Vencedora de prêmios importantes como Grammy, Oscar e World Music Awards, ela é considerada uma das melhores e mais bem sucedidas cantoras de todos os tempos.Nascida em uma pequena cidade do Canadá, em 1968, Céline Marie Claudette Dione a mais nova de 14 irmãos. Sempre demonstrando muito talento desde pequena, conheceu aos 12 anos, um grande empresário local e teve a oportunidade de gravar seus primeiros discos “La Voix du Bon Dieu” e “Celine Chante Noel”. Pouco tempo depois, já era conhecida em todo o Canadá, além de também obter relativa repercussão em alguns países europeus. No final da década de 80, resolve expandir seus horizontes e lança para si mesma um novo desafio: Conquistar os Estados Unidos. Gravou “Unison”, seu primeiro trabalho em inglês, e conseguiu entrar nas paradas da Billboard. Foi escalada então para cantar na trilha sonora do desenho “A Bela e a Fera” da Disney, o que lhe rendeu ainda mais visibilidade.Continua lançando álbuns de sucesso como “The Color Of My Love” e participando de trilhas de filmes de Hollywood, sempre com muito sucesso e sem precisar ser sexy, vulgar e nem explorar nenhum outro lado seu que não seja o musical. Aos 26 anos, casa-se com René Angelil, o empresário que acreditou em seu potencial e bancou os seus primeiros discos, ainda no Canadá. Volta a gravar em francês com “D’eux”, que foi extremamente executado na França e até na Inglaterra. Em 1994, “Falling Into You”, foi eleito o melhor álbum do ano e vendeu absurdos 32 milhões de unidades. Dois anos depois, Celine canta na abertura das Olimpíadas de Atlanta, para bilhões de espectadores no mundo todo.Quando parecia que a cantora já havia chegado no ápice de sua carreira que seria impossível ela crescer ainda mais, Celine Dion decide aceitar o convite para cantar a canção “My Heart Will Go On”, tema do filme Titanic.O resultado disso foi tão excepcional que o álbum “Let’s Talk About Love”, que continha a música, junto com o ‘single’ chegaram à marca das 65 milhões de cópias vendidas, além de torná-la muito famosa nos países em que ainda não era tão popular.Após uma grave doença do marido, no entanto, ela decide que é hora de dar uma pausa em sua carreira e se retira dos palcos. Nasce, em 2001, René Charles Dion Angélil, seu primeiro filho.No ano seguinte volta com tudo com “A New Day Has Come” e logo a seguir “One Heart”. E parece que Celine Dion não descansará tão cedo, já que fechou um contrato para 600 apresentações em Las Vegas, até o fim de 2006. O sucesso de suas performances no Caesar’s Park foi tanto que, em 2004, ela lançou o ao vivo “A New Day... Live In Las Vegas”. O álbum trouxe 13 faixas ao vivo, além de duas canções inéditas e sai também em DVD.
Na mesma época, Celine Dion recebeu uma homenagem especial no World Music Awards, por ter sido considerada a artista feminina com a maior vendagem de discos da história. Aos 36 anos de idade, ela ultrapassou a incrível marca de 175 milhões de cópias comercializadas, sem contar seus primeiros 12 álbuns do início da carreira, cantados em francês.Ainda em 2004 a cantora lançou em parceria com a fotógrafa Anne Guedes, o álbum “Miracle”, onde Celine interpreta canções inspiradas nos trabalhos da artista. O disco que reúne 13 faixas, tem como destaques “Miracle” e “What Wonderful Word” e vem acompanhado de um livro com alguns dos principais trabalhos fotográficos de Anne Guedes.Em 2005 a cantora voltou a chamar a atenção da crítica e colocou nas lojas o disco “On Ne Change Pas”. O material duplo, reúne um repertório dedicado a músicas em francês e traz ainda de quebra um DVD de bônus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário