sábado, 31 de janeiro de 2009

Creedence Clearwater Revival


*O universo musical de Creedence


Em setembro de 1959, John Fogerty (vocalista e guitarrista), Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo) formam The Blue Velvets. Dois meses mais tarde, Tom Fogerty (guitarrista), irmão mais velho de John, entra no grupo como cantor, mudando o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets.
O nome do grupo muda para The Golliwogs em 1964 após eles assinarem contrato com a gravadora Fantasy Records, onde John trabalhava. Nos três anos seguintes alguns compactos foram lançados, fazendo grande sucesso local.
Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, eles decidem então começar com algo totalmente novo, tornando-se profissionais. Começando pelo nome que faria história no mundo do rock: um amigo de Tom chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (Clear water Beer) serviram de inspiração.
A banda vem então com um novo estilo de canção, definido por John Fogerty que como cantor e compositor passou a ser o centro da banda.
Em junho de 1968 é lançado o primeiro disco, que leva o nome da banda e já dá ao grupo um disco de ouro. Também foram lançados os compactos "Suzie Q" (partes 1 e 2) e "I Put a Spell On You/Walk On the Water".
Em janeiro do ano seguinte é lançado o segundo álbum, Bayou Country, disco de platina. Lançados também o compacto "Proud Mary/Born on the Bayou", que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso
Em abril, são lançados os compactos "Bad Moon Rising/Lodi" e "Green River/Commotion" (do terceiro álbum), ambos recebem disco de ouro. O terceiro disco Green River, também recebe disco de platina
O compacto "Down On the Corner/Fortunate Son" é lançado, quarto disco de ouro... No final do ano é lançado o quarto disco, Willy and The Poorboys, que para variar recebe disco de platina.
A banda, logicamente, esteve presente no festival de
Woodstock, fazendo grande apresentação.
O compacto "Travellin' Band/Who'll Stop the Rain" dá a banda o quinto disco de ouro, lançado em 1970. A banda começa sua primeira turnê pela Europa, fazendo também um enorme sucesso neste continente.
O compacto "Up Around the Bend/Run Through the Jungle" também é disco de ouro. É lançado o disco de maior sucesso da banda, Cosmo's Factory, que vende mais de três milhões de cópias, disco de platina portanto. O compacto"Lookin'Out My Back Door/Long as I Can See the Light" é lançado e também é disco de ouro.
Ainda neste ano é lançado o sexto disco Pendulum, que também foi disco de platina, o quinto do grupo. O ambiente no grupo porém já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em serem apenas uma banda para John Fogerty.
Em 1971 é lançado o oitavo compacto disco de ouro: "Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight".
Em fevereiro Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e logo em seguidauma pela Europa. É lançado o décimo primeiro compacto, "Sweet Hitch-Hicker / Door to Door", que ainda atinge o topo das paradas.
Em 1972 perfeita turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Japão. O compacto "Someday Never Comes / Tearin' Up the Country" é lançado, mas não faz o mesmo sucesso dos anteriores, sendo o único que não ganhou disco de ouro.
É lançado o último álbum, Mardi Gras, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das canções (até então John Fogerty era quem compunha todas as canções da banda)
Em 16 de outubro a gravadora Fantasy Records anuncia oficialmente o fim de Creedence Clearwater Revival .
Todos os membros da banda participaram das gravações do álbum solo de Tom Fogerty lançado em 1974, Zephyr National. Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios.


*Biografía resumo

No ano de 1959 os irmãos John (vocal e guitarra) e Tom Fogerty (guitarra) montaram a sua primeira banda ao lado de Stuart Cook (baixo) e Douglas Clifford (bateria). O grupo atendia pelo nome de Blue Velvets e até o ano de 1966 não conseguiu nenhuma repercussão. Foi quando os quatro rapazes decidiram mudar o nome da banda para The Golliwogs e conseguiram um contrato com a gravadora Fantasy, onde John trabalhava, que melhores resultados começaram a surgir. Nos três anos seguintes, alguns ‘singles’ foram lançados, fazendo grande sucesso local. Até então o conjunto tocava apenas ‘covers’ de bandas dos anos 50.No final de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, o grupo decide começar com algo totalmente novo, tornando-se de fato profissional. A primeira mudança foi batizar a banda de Creedence Clearwater Revival, nome inspirado em um amigo de Tom chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (Clear Water Beer). John Fogerty passou a ser o mentor do CCR, como guitarrista e vocalista, e definiu um novo estilo musical para o conjunto, misturando rock e música country.O sucesso acabou chegando com as mudanças. O primeiro e auto-intitulado álbum do Creedence, lançado em 1968, rendeu ao grupo um disco de ouro e trazia músicas que se tornaram grandes clássicos, como “Susie Q” e “I Putt a Spell on You”. Em meio ao grande sucesso das bandas inglesas da época, o Creedence foi um dos primeiros nomes americanos a conseguir um lugar no topo das paradas.Em 1969 vieram os álbuns “Bayou Country”, “Green River” e “Willy and The Poorboys”, todos recebendo disco de platina, além de trazerem outros sucessos como “Proud Mary”, “Fortunate Song” “Down on the Corner”. Ainda nesse ano o grupo se apresentou no lendário festival de Woodstock.No ano seguinte foi lançado o álbum mais famoso da trajetória do Creedence. “Cosmos Factory” vendeu mais de três milhões de copias e definitivamente colocou a banda como uma das maiores do planeta. Além de uma bem sucedida excursão pela Europa, o Creedence era comparado em popularidade aos Beatles. O sexto álbum, “Pendulum” também foi muito aclamado e trazia uma das músicas mais importantes da carreira da banda, “Have You Ever Seen the Rain”, alvo de inúmeras versões de diversas bandas em todo o mundo.O ambiente interno da banda estava conturbado e o John passou a se desentender com os outros membros que estavam enciumados por serem apenas a sombra do líder do grupo. Em fevereiro de 1972 John deixa o Creedence para seguir em carreira solo. O trio remanescente ainda lançou o álbum “Mardi Gras” no mesmo ano, mas logo em seguida anunciou a sua dissolução.Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios e portador do vírus HIV. Stu Cook e Doug Clifford montaram o Creedence Clearwater Revisited, que se apresenta até os dias de hoje, tocando os clássicos que fizeram sucesso com o Creedence original.

Reuniões

*Desde então reuniram-se eventualmente em 1995 para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e se apresentaram tocando canções de seu grupo antigo.
Em 2006 fizeram uma turnê pelo Brasil com a formação Revisited onde tocaram por uma semana, passando pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna e Tubarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário