segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Blondie

Eles foram a primeira grande banda da geração CBGB, de Nova York. Muitos acham que a "culpada" era a diva Debbie Harry, vocalista, modelo e primeira sex-symbol do rock com todas as letras. Injustiça pura. Debbie era deslumbrante sim (e ainda continua uma cinquentona bonitona como perceberão em fotos recentes), mas Blondie fez músicas de inegável sucesso e categoria. E as letras eram quase todas dessa musa, o que prova que tinha muito mais do que um simples rostinho. Eles nasceram no berço punk e tiveram decisiva influência sobre todos depois deles. E, para horror dos fãs mais xiitas, invadiram as pistas de todas as casas noturnas com "Heart of Glass" que quase virou um hino disco. Eles lá tinham culpa se a música era boa demais?

Você sabe por que o novo disco do grupo se chama "a maldição?". Não. Debbie explica: "Isso sempre foi uma piada que fazíamos quando algo acontecia conosco. Nós dizíamos: é a maldição do Blondie. E muitas pessoas levavam isso tão a sério quando era uma tolice. Como parecia um daqueles títulos de filmes de terror de Vincent Price, adotamos. Achei que nos daria sorte." Chris arremata: "o título é sobre o número imenso de babaquices que aguentamos na carreira. Tudo era uma luta insana. Pelo menos sempre brigávamos pelo melhor. E contra resultados, não há argumentos."
Lutas, brigas, sucessos. Tudo isso eles tiveram em menos de dez anos de carreira. O grupo começou muito muito tempo atrás, em 1974, precisamente 29 anos atrás (quantos de vocês eram nascidos?). O núcleo-base era o estudante Chris Stein e a garçonete e coelhinha da Playboy, Debbie Harry.
Debbie, filha de pais adotivos (Richard e Catherine Harry), nasceu em Miami, em 1945. Sua primeira experiência na música havia sido no grupo folk The Wind in the Willows, em 1968, que lançaram um disco.


Em 1973 conheceu então Chris Stein, um aluno de Artes Visuais, em Nova York. Ela sabia que era bonita e podia ser mais do que uma simples menina em um clube qualquer (até porque já tinha 29 anos!). E era descolada, assim como Chris. Juntos começaram a passear pela novíssima cena da Big Apple. O ponto obrigatório era o clube CBGB, que abrigava as novas bandas da cidade. Chris sabia tocar guitarra, Debbie sabia escrever e arriscava uns grunhidos ocasionalmente. Após assistirem vários shows dos New York Dolls, resolveram que teriam seu próprio grupo. Os primeiros convidados foram o baterista Clem Bruke e o tecladista Jimmy Destri. Já tinham escolhido o baixista: o lendário Fred Smith, ex-MC5. Mas Fred deu o cano no grupo e foi parar no Television de Tom Verlaine. Nessa altura, Debbie já era amiga de todo o pessoal do CBGB, incluindo todo o Television, o Patti Smith Group (Fred e Patti casariam anos depois). Debbie ficou puta com a traição de Fred: "Fred simplesmente fodeu ao se demitir do grupo. Fiquei puta. Puta com o Tom, com todo Television. Puta com todos da banda da Patti e com Patti porque ela o convenceu a entrar para o Television, já que ela e Tom eram amantes. Mas ele se ferrou, afinal fomos muito maiores do que o grupo de Tom." Gary Valentine acabou entrando na banda. O grupo acabou escolhendo o nome não por causa do visual loiro platinado de Debbie, mas sim de uma frase que motoristas de caminhões sempre diziam a ela: "ei loirinha, não que dar uns amassos conosco?" Nascia assim o Blondie.A primeira prova de que eram um grupo muito acima da média foi a canção que abre, "X Offender". Uma história de uma garota que quer apenas sexo com um homem era muito para a sociedade careta da América. O título original era "Sex Offender", mas a mudaça foi sugerida pelo produtor Richard Gotthehrer, que temia que ela não tocasse nas conservadores emissorias da América por causa da palavra "sexo". E a canção virou um hit imenso.
**A banda Blondie surgiu no ano de 1974 e é considerada por muitos especialistas a banda pioneira do New Wave e do Punk Rock. As primeiras gravações da banda são consideradas Punk Rock e as demais e últimas são consideradas New Wave.Esta importante banda na história do rock alcançou um grande nível de prestígio e sucesso no final da década de 70 e início dos anos 80. Companheiros de outras bandas, Deborah Harry e Chris Stein, integraram a banda o baterista Clem Burke, o tecladista Jimmy Destri, e o baixista Gary Valentine, a partir de então a banda que se chamava Angel And The Snakes, passou a se chamar Blondie. O nome de blondie surgiu devido aos gritos dos caminhoneiros para Deborah, sempre os mesmos passavam por ela na rua costumavam gritar: “Hey Blondie!”.Uma ótima banda que têm trabalhos até que recente, e que merece respeito por sua história e importância na história do rock. Muitas canções do Blondie ainda fazem sucesso em diversos lugares do mundo. Um fato interessante sobre a banda Blondie, é que os integrantes eram bem amigos dos Ramones, e fizeram vários shows
de abertura dos mesmos.


Dicas de Música: One Way Or Another, Maria, Heart Of Glass, Call Me, Funky Town.

Nenhum comentário:

Postar um comentário