segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bill Haley & His Comets





Bill Haley & His Comets foi uma banda de rock and roll que teve início nos anos 1950 e que continuou até a morte de Haley em 1981. Esta banda, também conhecida pelos nomes Bill Haley and The Comets e Bill Haley's Comets, foi um dos primeiros grupos de músicos brancos a levar o rock às grandes platéias norte-americanas e ao redor do mundo. Seu líder, Bill Haley, era um músico de country; depois de gravar uma versão country de "Rocket 88", uma cancão de R&B, ele mudou seu estilo para um novo som chamado rock and roll.

Embora diversos integrantes do Comets tenham ficado famosos, foi Bill Haley quem permaneceu como o astro. Com sua postura energética ao palco, muitos fãs consideram-nos tão revolucionários para sua época quanto os Beatles e os Rolling Stones foram para as suas.

Mais de 100 músicos tocaram com Bill Haley & His Comets entre 1952 e 1981, muitos tornando-se favoritos dos fãs. Várias tentativas de reunir a banda têm sido feita desde os anos 80.

Os Comets originais, que tocaram com Haley entre 1954 e 1955, iniciaram uma turnê mundial em 2005, tocando em casas de concerto nos Estados Unidos e na Europa. Dois outros grupos também clamam a posse do nome Bill Haley's Comets, e também se apresentam nos Estados Unidos: um trazendo o baterista (de 1965 a 1968) John "Bam-Bam" Lane e o outro o baixista (de 1959 a 1969) Al Rappa.

Em março e julho de 2005 os integrantes do grupo de 1954-55, agora chamados simplesmente de The Comets, fizeram várias aparições em Nova Iorque e em Los Angeles como parte das comemorações dos 50 anos do rock and roll e dos 80 anos de Bill Haley. Durante um concerto em 6 de julho a filha mais nova de Bill, Gina Haley, cantou com a banda; uma aparição similar fora feita em março pelo filho mais velho de Bill, John W. Haley.

O The Comets pretende gravar um novo CD de versões, particularmente de canções do The Who, The Beatles, Bob Dylan e de seus antigos sucessos.

Bill Halley(1925-1981). Cantor e guitarrista norte americano. Chamado de "Pai do Rock'n'Roll", porque, embora não tenha inventado o estilo, foi o primeiro artista a leva-lo até as massas. Em 1953, formou o conjunto Bill Halley e Seus Cometas e sua gravação de "Rock Around The Clock! foi usada no filme sementes de violência(1955). O som de halley era tão revolucionário que provocou desordens em cinemas, com jóvens dançando nas coxias e destruindo as cadeiras. O disco vendeu 22 milhões de cópias em todo o mundo e voltou às pàradas em 1968 e 1974. A imagem de Halley, o "tipo simático" e gorducho, fez dele um herói inesperado, mas não tardou a perder a corôa para o novo rei do rock'n'roll, Elvis Presley, Bill é uma lenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário