quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Barbra Streisand

*Biografia musical de Barbra Streisand

Barbara Joan Streisand nasceu em 24 de abril de 1942 no bairro do Brooklyn, em Nova York. Sua vocação artística começou a se manifestar aos catorze anos, quando foi com uma amiga ao teatro assistir “O diário de Anne Frank”. Foi um desejo imediato de fazer algo na área musical. Logo começou a se apresentar cantando em clubes e a fazer participações em programas de televisão. Seu talento como cantora se impunha. Trocou seu nome pela versão artística “Barbra” e se lançou de cabeça no mundo do show bussines.Na sua primeira aparição na Brodway, com a peça “I can get it for you wholw sale” conheceu seu primeiro marido, o ator Elliot Gould e com ele teve um filho, Jason. Sua carreira decolou definitivamente. Participava com destaque em shows televisivos em horário nobre e transmissão nacional.Sua estréia no disco também não foi menos bem sucedida: seu primeiro disco, “ The Barbra Streisand Album”, lançado em 1963, faturou dois prêmios Grammy. Paralelamente à carreira musical, Barbra se dedicou ao cinema com o mesmo entusiasmo e sucesso. Sua estréia foi com o musical “Funny Girl”, em 1968, e sua brilhante atuação lhe rendeu um Oscar. Ela foi ainda a primeira mulher a produzir, dirigir, escrever e atuar em um filme, o longa “Yentl”, de 1983.Com o mega-sucesso “Nasce uma estrela”, uma nova façanha: Barbra ganha um Oscar como compositora pela canção “Evergreen”.Barbra Streisand foi a única artista a ganhar todos os prêmios possíveis: Oscar, Grammy, Tny, Emmy, Golden Globe, Cable Ace e muitos outros. Em 1998 casou-se com o ator e diretor James Brolin e desde então se diz disposta a levar uma vida tranqüila em família.Em 2005 a cantora colocou nas lojas uma série de DVDs reunindo todos os especiais protagonizados por ela na televisão. O material presenteia o público com programas como “My Name Is Barbra”, de 1965, “Color Me Barbra”, de 1966, “The Belle of 14th Street” de 1967, “Barbra Streisand: A Happening in Central Park” de 1968 e “Barbra Streisand... and Other Musical Instruments”.
*Barbra é "barbara" no universo musical.
Barbra Streisand iniciou sua carreira em 1962 com a peça da Broadway "I can get it for you wholesale". Seu primeiro disco, "The Barbra Streisand Album", foi lançado em 1963 e a premiou com dois Prêmios Grammy.
Barbra possui uma voz poderosa e imprime uma interpretação dramática às músicas que grava, especialmente nas baladas românticas. Ela já fez duo com artistas como Neil Diamond ,Donna Summer, Frank Sinatra, Celine Dion, Bryan Adams e Barry Gibb.
A estréia no cinema foi em 1968, com o musical "Funny Girl", e sua atuação no mesmo lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Foi indicada também pelo filme "Nosso Amor de Ontem", em 1973. Ela também ganhou o Oscar de melhor canção original pelo filme "Nasce uma Estrela" em 1976.
Streisand é uma das poucas estrelas do show business a conquistar prêmios em diversas áreas da arte - Oscar (cinema), Grammy (música), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Ela foi também a primeira mulher a simultaneamente produzir, dirigir, escrever e atuar em um filme ("Yentl", de 1983).
Ela já vendeu 71 milhões de álbuns, tornando-se a cantora que mais vendeu discos e cds nos EUA. Casou-se em 1964 com o ator Elliot Gould com quem teve seu único filho, Jason, mas o divórcio veio logo depois que conquistou o Oscar de melhor atriz. Depois de vários romances, a atriz e cantora se casou em 1998 com o ator e diretor James Brolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário