quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

B52´s - Fotos,Biografia e notícia







Biografia- musical B-52´s

O B-52’s foi criado em 1976, em Athens, no estado da Georgia, EUA. A idéia da formação da banda surgiu durante uma bebedeira em um restaurante chinês da cidade. Os amigos Kate Pierson, Cindy Wilson, Fred Shneider, Ricky Wilson e Keith Strickland decidiram formar um grupo, mesmo sem ter muita experiência no assunto. O nome escolhido é uma gíria no sul dos Estados Unidos para um determinado corte de cabelo exagerado que Kate e Cindy usavam.

A primeira apresentação musical oficial do grupo foi em uma festa na casa de um amigo para comemorar o dia dos namorados de 1977. Logo depois, o B-52’s gravou de forma independente o single “Rock Lobster”, que se tornou um clássico do grupo. Eles tocaram em Nova York em espaços importantes e chamaram a atenção da gravadora Warner que lançou os dois singles “Rock Lobster” e “52 Girls”, que venderam mais de 500 mil cópias.

O som musical pop ‘new wave’ estava presente nos dois primeiros discos, “The B-52’s” (1979) e “Wild Planet” (1980) que produziram diversos ‘hits’. O sucesso de público e da crítica colocou o B-52’s à frente do movimento ‘New Wave’ da época. O início da década de 80 não foi diferente e o sucesso com os novos álbuns os colocaram em mais evidência, participando de vários programas de TV e rádios alternativas.

Em 1985, o grupo esteve no Brasil durante uma longa turnê mundial. Eles participaram do Rock In Rio enquanto produziam o novo disco, porém, uma tragédia adiou os planos: a morte do guitarrista Rick Wilson, vítima de AIDS. Ele chegou a participar da gravação de “Bouncing Off The Satellites”, lançado no ano seguinte em sua homenagem. O disco teve dois grandes sucessos, “Summer of Love” e “Wig”.

O estouro musical comercial ainda estava por vir com “Cosmic Thing” em 1989, que emplacou vários ‘hits’ e vendeu mais de 4 milhões de cópias. A longa turnê mundial terminou e as mudanças apareceram: Cindy queria se dedicar à filha recém nascida e se afastou do grupo, Kate, apesar de ter participado de alguns discos deu continuidade ao B-52’s com Keith e Fred.

O novo álbum, “Good Stuff”, chegou em 1992 com mudanças na música, em vez de canções somente para se divertir, o grupo queria passar algumas mensagens. Os temas das letras envolviam a luta contra a AIDS e os direitos dos animais. A volta ao topo musical das paradas veio com uma versão para a canção tema do filme “Os Flinstones”, em 1993.

Os anos seguintes foram mais tranqüilos. Fred iniciou a carreira solo e uma reunião do grupo só aconteceu para valer em 1998. Cindy estava de volta, e a coletânea de ‘hits’ “Time Capsule” chegou às lojas com duas músicas inéditas. O grupo não entrou mais em estúdio para gravar novos álbuns, mas continua a fazer shows até hoje, são mais de 25 anos de carreira e 20 milhões de discos vendidos.
Com as canções deles...não dá para ficar parado!




Love Shack, Private Idaho, Rock Lobster, Planet Claire… Só de ouvir os nomes das músicas do B-52´s, instantaneamente fico em estado de estupenda alegria musical e me lembro de viagens , idas com os amigos(as) e festas. Eles acabaram de lançaram um novo CD, chamado Funplex, em comemoração aos 30 anos de carreira. Só no primeiro dia de lançamento, nos EUA, o álbum vendeu pelo iTunes 2,8 mil discos, o que já foi suficiente pra entrar em décimo lugar na parada amerciana.
Quando começamos, nos chamavam de kitsch, de camp. Há 31 anos isso fazia sentido. Mas o importante para a gente é que as pessoas se divertiam. Era um som único. Sim, era kitsch, proque nós celebrávamos os excessos da América, que é kitsch”, disse a diva Kate Pierson para o Jornal da Tarde.
*O B-52’s vai tocar no Brasil este ano. Estão agendados dois shows: Rio de Janeiro (Citibank Hall, 21/03) e São Paulo (Credicard Hall , 22/03/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário