quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Asian Dub Foundation




No universo musical, muitos são os motivos ou razões para penetrar neste complexo e paradoxo universo musical. O almejo da fama, o estrelato, ser idolatrado, vaidades, sonhos, só por dinheiro, etc...mas e quando a música é usada para o bem do próximo, por causas e direitos humanos? É este o diferencial deste fabuloso grupo musical que é reconhecido tanto por sua luta pelos direitos civis e combate ao racismo quanto por sua música, o grupo Asian Dub Foundation (ADF) deixa sua mensagem política por todos os países em que se apresenta. A banda britânica que mistura, entre outras sonoridades, a música eletrônica, com ritmos do ragga-jungle e clássicos da música indiana, foi fundada em 1993, quando o baixista Dr Das, que na época trabalhava na organização Community Music, ensinado tecnologia da música.
Dr Das recrutou um dos seus alunos, o rapper Deeder Zaman e o colega de defesa de direitos civis, o DJ Pandit G para fazer um som e tocá-lo em eventos anti – racistas. No ano seguinte, se juntou ao grupo o guitarrista Chandrasonic e em 1995, para completar a formação do Asian Dub Foundation, Sun-J entrou para a banda e, no mesmo ano, é lançado o disco de estréia da banda, “Facts & Fictions” .
Para divulgar o primeiro trabalho, o Asian Dub Foundation sai em turnê pela Europa e suas performances ao vivo chamam a atenção da gravadora francesa, Virgin France pela qual lançaram seu segundo álbum, “R.A.F.I” (Real Areas for Investigation). Com isso, a banda cada vez mais desperta o interesse da mídia e acaba assinando contrato com uma gravadora britânica, London Records, que lança, em 1998, uma versão remixada do segundo álbum, que agora se chama “Rafi's Revenge”. O reconhecimento por todo o país se deve, em parte, pela a turnê feita com Primal Scream, que ocorreu no verão de 1997. Além de dividir o palco, os músicos do Primal Scream também dividem as mesmas preocupações sociais e convidam o ADF para participar do single de protesto, “Free Satpal Ram”.
Grande parte de 1998, o Asian Dub Foundation passou em turnê, fazendo grandes shows na Inglaterra e demais países da Europa. Na primavera de 99, foi a vez do Canadá e dos Estados Unidos, onde o ADF teve o apoio do Beastie Boys. O título do terceiro álbum, “Community Music”, faz uma homenagem ao local onde os integrantes se conheceram. Durante a turnê do disco, lançado em 2000, aconteceu modificações na formação do grupo: entram o baterista Rocky Singh, os músicos MCs Aktarvata & Spex e Pritpal Rajput e sai Deeder Zaman, que segue dedicando-se a organizações anti-racismo.
A convite da embaixada britânica, que já conhecia o trabalho social que o Asian Dub Foundation realizava com a organização independente, ADF Education, que promove o estudo da música e tecnologia aos jovens, o ADF veio ao Brasil, em abril de 2001. Além de uma série de apresentações nas principais capitais brasileiras ao lado de bandas como O Rappa, Nação Zumbi e Marcelo D2, eles também conheceram projetos sociais - visitaram os músicos do AfroReggae e os Meninos do Morumbi, experiência que teve grande impacto para a banda britânica.
Ao voltar para casa, a banda saiu da gravadora London Recors e assinou novamente com a Virgin France, em maio de 2002. Depois de um ano, o
Asian Dub Foundation lançou seu mais recente álbum, “Enemy of the Enemy”. Nele, há participações especiais do guitarrista do Radiohead, Ed O’Brien e da cantora Sinead O’Connor.
Lançado em fevereiro de 2005 no Japão, “Tank” é o mais recente trabalho da banda. O disco reúne 11 faixas inéditas e novos integrantes ao grupo, entre eles o artista do selo On-U, Ghetto Priest. Os fãs da banda que comprarem o novo trabalho também vão poder conferir dois remixes de “Black Steel” e “Fight the Power” gravadas juntamente com Chuk D do Public Enemy.
Depois de terem finalizado o disco e sairem em turnê pela Inglaterra, o ADF recebeu de braços abertos um novo projeto. Dessa vez o grupo britânico foi convidado pelo English National Theatre a compor e apresentar uma ópera sobre a vida do coronel Gadaffi.

Que este fabuloso grupo sempre encontre renovo em força e inspiração para continuar com esta méta que sempre haverá obstáculos e que sejam uma fonte de inspiração para que possam surgir mais e mais bandas, fundações, enfim, para um mundo melhor só depende de cada um de nós.
Obrigado pela visita, dá uma conferida nos videos e nas galerias de fotos, um abraço e até mais...

Asian Dub Foundation - Burning Fence





Asian Dub Foundation - New Way New Life





Asian Dub Foundation - Black White





Asian Dub Foundation - Flyover





Asian Dub Foundation - Fortress Europe


Nenhum comentário:

Postar um comentário