sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

The Animals

No universo musical, The Animals não é uma banda com menos importância que os Beatles ou outras da época, tem sua qualidade musical única e sem sombra de dúvidas, ela foi uma das revolucinárias bandas de rock, muitos só conhecem uma canção deles "House of the Rising Sun",aqui no Brasil alguns regravaram "A casa do sol nascente" , The Animals tem outros ótimos trabalhos, tem uma canção que muitos confundem pensando que é The Doors, mas é The Animals e aqui será postado a tal canção, depois dá uma conferida nos videos.
O The Animals surgiu na década de 60 e, ao lado de Rolling Stones, tornou-se um dos principais nomes da “British Invasion”. A história do grupo teve várias mudanças de nomes no decorrer da carreira, mas ele é oriundo do Kansas City Five de Newcastle, formado por Alan Price (piano), John Steel (bateria) e Eric Burdon (voz). Burton foi morar em Londres e Price saiu para juntar-se ao Kontours, que mudou de nome para Alan Price R&B Combo. A banda de Price tornou-se a base para o Animals, com John Steel, Bryan “Chas” Chandler, Hilton Valentine e, com a volta de Burdon em 1963, adotaram o nome Animals.

Eles gravaram um EP com as músicas que tocavam nos bares da cidade e o resultado veio rápido, através de um contrato com a Columbia Records. Em 1964, o grupo lançou o primeiro single, “Baby Let Me Take You Home”, seguido pelo álbum de estréia, “The Animals”. Após o lançamento do disco “Animal Tracks” em 1965, Price largou a banda.

Alguns boatos diziam que ele tinha medo de avião, outros falavam que o motivo seria as brigas constantes com Burdon. Em seu lugar entrou Dave Rowberry.
Alguns problemas surgiram após a saída de Price, o empresário Mickie Most e a gravadora quiseram que o grupo criasse músicas mais comerciais. Os integrantes não gostaram do rumo e trocaram de empresário e de gravadora antes de lançar o terceiro disco, “Animalisms”, que saiu em 1966 pela Decca.

Mas os problemas não acabaram, Steel também preferiu deixar a banda e foi substituído por Barry Jenkins. Depois foi a vez de Chandler e Valentine tomarem outro rumo e, em 1966, o Animals colocava um fim na carreira.

No ano seguinte, Burdon liderou a volta do grupo, mas com novo nome: Eric Burdon and The New Animals. A formação contava ainda com Jenkins (bateria), John Weider (guitarra e violino), Vic Briggs (guitarra) e Danny McCulloch (baixo). Lançaram um disco/coletânea chamado “Eric is Here”, 1967. Um ano depois, o grupo não tinha mais Briggs e McCulloch, que foram substituídos por Zoot Money e Andy Summers. Mas um novo fim foi marcado pela mudança de Burdon para Los Angeles, onde ingressou na banda War.

Alguns anos depois, em 1976, a formação original se reencontrou para gravar “Before We Were So Rudely Interrupted”. O disco recebeu elogios da crítica, mas não chegou a fazer sucesso com o novo público e os integrantes se separaram novamente. Um último suspiro foi dado em 1983, quando surgiu o disco “The Ark”, com material inédito. A receptividade dos fãs foi bem melhor e o disco rendeu uma turnê mundial. Mesmo assim, foi a última vez que Burdon, Price, Chandler, Steel, Valentine e Money tocaram juntos no Animals. Em 2004, para comemorar os 40 anos da banda, o baterista John Steel realizou uma turnê em homenagem à banda.


Quem olha o "tampinha" do vocalista do Animals, Eric Burdon, não imaginava a voz potênte dele, Burdon surpreênde até hoje.



*The Animals - House of the Rising Sun (1964)




* Tradução:

"A Casa do Sol Nascente"

Há uma casa em New Orleans.
Eles a chamam de Casa do Sol Nascente'.
E tem sido a ruína de muitos garotos pobres
E, Deus, Eu sei que sou um deles.

Minha mãe era costureira
Ela costurou meus novos jeans
Meu pai era um apostador
Em New Orleans.

A única coisa que um apostador precisa
É uma mala e um baú
E a única hora que ele se sente satisfeito
É quando está completamente bêbado.

Oh mãe, diga as suas crianças,
Para não fazerem o que eu fiz
Desperdiçar suas vidas em pecados e miséria
Na casa do sol nascente

Com um pé na plataforma
E o outro no trem
Estou voltando para New Orleans
Para colocar novamente aquelas correntes

Nenhum comentário:

Postar um comentário