sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

The Allman Brothers Band


No universo musical esta banda é simplesmente fabulosa! É de uma riqueza musical espantosa, sem sombra de dúvidas uma das melhores bandas de todos os tempos.
I-The Allman Brothers Band é uma banda de Southern rock formada em Macon, Geórgia, nos Estados Unidos da América, chamada pelo Hall da Fama do Rock and Roll como os principais arquitetos do rock sulista.
A banda foi formada em 26 de março de 1969 na Jacksonville, Flórida com Duane Allman(eleito pela revista Rolling Stones em 2003, como o segundo melhor guitarrista de todos os tempos), Gregg Allman, Dickey Betts, Berry Oakley. Butch Trucks e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson.
Formado originalmente em 1969, foram descritas dois anos depois por George Kimball, jornalista da revista Rolling Stone, como o "a melhor banda de rock and roll que este país produziu nos últimos cinco anos". Reconhecida por sua capacidade de improvisação impressionante, cujo melhor exemplo se encontra no álbum At Fillmore East, a banda foi premiada com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971-2005. A revista Rolling Stone listou o The Allman Brothers como um dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos em 2004, e foi a banda mais representada na lista de melhores guitarristas feita pela mesma revista.
II-Legítimos representantes do country-blues-rock sulista dos Estados Unidos em meados da década de 70, a banda montada pelos irmãos Greg (vocais e teclados) e Duane Allman (guitarra) lançou mais de duas dezenas de álbuns nas últimos décadas, marcados por muitas mudanças de formação e tragédias. Entre outros influenciaram o estilo de bandas como Lynyrd Skynyrd e Grateful Dead.
Duane e Gregg nasceram e cresceram em Daytona Beach, Flórida, tradicional reduto de motoqueiros "easy riders", o que viria a marcar o visual e história da banda. Outros componentes fundamentais durante sua longa carreira, além dos irmãos Allman, foram os baixista Berry Oakley e Lammar Willians, o guitarrista Dikey Betts e os baterista John Johnson e Butch Trucks.
Seu maior clássico foi o álbum ao vivo de 1971 chamado "Live at Fillmore East", lançado ironicamente pouco antes da morte de Duane Allman em um acidente de motocicleta. Menos de um ano depois, após lançar mais um álbum de estúdio, um outro fundador, o baixista da banda, Berry Oakley, também morreu em um outro acidente de motocicleta.
No final dos anos 70 a banda se dissolveu sem motivos aparentes voltando à atividade ainda em 1979 para lançar mais dois discos e novamente encerrar sua carreira. Em 1989 voltaram a compor e tocar juntos, estando em atividade até hoje, gravando discos como nos velhos tempos e fazendo turnês intermináveis.
*A Allman Brothers Band volta aos palcos em 2009 para uma série de apresentações, pelo menos nos Estados Unidos. O grupo anunciou o retorno após ter passado o ano de 2008 sem fazer shows devido aos problemas de saúde do tecladista e vocalista Gregg Allman. O músico foi diagnosticado com hepatite C, o que o afastou do grupo durante o ano passado.Com Gregg Allman recuperado e pronto para a estrada, a banda anunciou 10 shows a partir de nove de março no Beacon Theater, em Nova York. Segundo a revista Rolling Stone, o grupo já se apresentou no famoso teatro em Nova York mais de 175 vezes nos últimos 20 anos.Neste ano o grupo comemora 40 anos de carreira e essas apresentações devem contar com alguns convidados especiais, além de homenagens ao guitarrista Duane ‘Skydog’ Allman, morto em um acidente de moto em 1971.
**Os veteranos do THE ALLMAN BROTHERS BAND pretendem fazer um grande show no próximo ano para comemorar as quatro décadas de carreira. "Estamos planejando um dos grandes, cara, um realmente grande", disse o vocalista e tecladista Gregg Allman para a Billboard, se referindo ao show. "Tentaremos juntar todas as pessoas com quem nós nos apresentamos para tocar. Já temos a confirmação de alguns deles",
comentou, sem entrar em maiores detalhes.



Se você conhece esta banda extraordinária, parabéns! Você tem um eloquênte prazer por boa música... agora, se você não conhece, dá uma conferida, com certeza você irá enriquecer sua coleção de Cds e DVDs. Confira a galeria de fotos e os videos dos The Allman Brothers Band.

Um abraço e obrigado pela visita, volte sempre, sua presença aqui é um prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário