quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aaliyah




No universo musical ela foi uma cantora e atriz, belíssima e no auge da fama, um acidênte apagou a grande estrela, uma espetacular e talentosa cantora, que deixou seus fãs e admiradores, até os do meio artístico, estarrecidos. A cantora Aaliyah nasceu em 16 de janeiro de 1979, no Brooklyn, em Nova York. Com cinco anos, a família decidiu ir para Detroit. Desde pequena, Aaliyah teve aulas de canto e tentava uma chance em programas de TV. Com 11 anos, ela estreou no palco ao lado da tia, a cantora Gladys Knight. Em 1992, o marido de Gladys, um advogado do meio artístico, conseguiu um encontro dela com o cantor R. Kelly. Ele percebeu o talento da cantora e decidiu produzir o primeiro disco de Aaliyah.
Age Ain’t Nothing But a Number” foi lançado em 1994, só com composições de R. Kelly. As músicas “Back and Forth” e “At Your Best” chegaram às paradas de sucesso norte-americanas e Aaliyah saiu em turnê pela Europa, Japão, África do Sul e Estados Unidos. No ano seguinte, ela recebeu uma indicação ao American Music Award, na categoria melhor cantora de Soul/R&B. A parceria da cantora com R. Kelly foi encerrada após rumores de que eles estariam casados. Na época, ela tinha apenas 15 anos.
Enquanto estudava canto e dança, a cantora participou de alguns projetos de cantores de R&B e Hip Hop, além de aparecer no vídeo clipe de Notoriuos B.I.G., “One More Chance”. Aaliyah lançou o segundo trabalho em 1996, “One In a Million”, em que pôde opinar mais. O resultado foi dois milhões de cópias vendidas. A música “If Your Girl Only Knew” tornou-se o primeiro na Billboard Hot 100 R&B. O sucesso estrondoso da cantora estava só começando.
Dois anos depois, ela acumulava duas grandes participações em trilhas sonoras. A primeira, no filme “Dr. Dolittle”, com a música “Are You That Somebody?”, que chegou ao Top 5 da Billboard. Mas foi com a “Journey to the Past”, do filme “Anastacia”, que ela se apresentou ao vivo no Oscar de 1998, com apenas 18 anos. O reconhecimento aumentava e, em 1999, ela foi indicada ao Grammy como melhor cantora de R&B. No ano seguinte, levou dois prêmios do MTV Video Music Awards, nas categorias Melhor Vídeo Feminino e Vídeo Tirado de Filme.
Sucesso na música ela já tinha e a indústria cinematográfica percebeu que poderia lançá-la no cinema também. Aaliyah foi convidada a interpretar o papel principal no filme “Romeu tem que Morrer”, lançado em 2000 e ainda gravou três músicas para a trilha do longa-metragem. O projeto de um novo disco foi interrompido duas vezes por causa da nova atividade da cantora, mas em julho de 2001, saiu “Aaliyah”, o novo disco.
Em agosto de 2001, uma tragédia interrompeu Aaliyah no auge de seu sucesso. Ela viajou para Bahamas, onde gravou um vídeo clipe e, na volta, o avião em que estava caiu. Ela e as oito pessoas que estavam a bordo morreram na hora. A cantora estava com apenas 22 anos. A família entrou na justiça contra a companhia aérea e fechou um acordo dois anos depois. O avião estava com excesso de peso.
Na semana da morte da cantora, foram vendidas 300 mil cópias do disco “Aaliyah”. Nos planos da cantora estava a participação na seqüência do filme “The Matrix”, além de uma versão de “Sparkle”, com Whitney Houston.
Aaliyah deixou sua participação no filme “A Rainha dos Condenados”, em que fez uma vilã. Ela chegou a ser indicada como melhor vilã no MTV Movie Award. O reconhecimento do seu trabalho ainda continou: ela foi escolhida como melhor cantora de Soul/R&B no American Music Award e foi nomeada a dois Grammys. Nos dois anos seguintes de sua morte, se acumularam prêmios e indicações em diversos prêmios para o último disco.
No final de 2002, foi lançado o álbum “I Care 4 U”, com seus maiores sucessos. Também foram incluídas seis canções inéditas que ela gravou antes do acidente. A família criou o Aaliyah Memorial Foundation, entidade que ajuda a financiar pesquisas de tratamento de câncer.
Em 2005 foi lançada uma compilação que abrange toda a precoce trajetória da artista: “Ultimate”, um álbum duplo que reúne todos os grandes sucessos da carreira da cantora. Artistas se reuniram e fizeram homenagens e um video emocionante, se hoje ela aínda estaria no auge é uma questão irrelevânte ,certo é que, se continua-se no ritmo de sucessos em que vinha trilhando, tanto na música, quanto no cinema, certamente ela estaría brilhando nos dias atuais.
Confiram a galeria de fotos e videos, obrigado pela visita e até mais...

Aaliyah - Try again





Aaliyah - Rock The Boat






Aaliyah - Don't Know What To Tell Ya






Aaliyah - If Your Girl Only Knew


Nenhum comentário:

Postar um comentário